segunda-feira, 13 de julho de 2009

OS CARIMBOS IMPERIAIS DE OURO PRETO - PARTE I.

OS CARIMBOS IMPERIAIS DE OURO PRETO, por Everaldo Santospublicado originalmente no Boletim da Exposição Vila Rica' 95 (paginas 14 a 19).

Considerando a importância de Ouro Preto na história postal brasileira esperar-se-ia que sua carimbologia rivalizasse, em riqueza, com Diarnanlina, Pelotas, Campinas, São Paulo, e porque não, até com o Rio do Janeiro. Contudo este não é o caso. Não diria que decepciona, mas, tampouco corresponde ao que o estudioso espera. Para o Brasil, Ouro Preto representa: turisino, férias e história. Tiradentes (Mártir da Independência), ouro, pedras preciosas e Escola de Minas. Primeiro produtor de alumínio do Hemisfério Sul. Tutu de feijão, frango com quiabo e pão do queijo. Aleijadinho e monumentos históricos tombados. Capital da Provincia de Minas Gerals até 1897, e, muito mais. Para a nossa História Postal do Império, Ouro Preto representa: povoação formada desde o Século XVI. Villa Rica desde 8 de julho do 1797 e Ouro Preto a partir do 1822. Centro de distribuição das malas postais de toda a Minas Gerais. Ramal da Estrada do Ferro Dom Pedro II desde 23 de julho do 1889. Capital da Provincia de Minas Gerais até 12 do dezembro do 1897. E, muito, muito mais. Pelo resumo exposto é fácil deduzir que a História Postal de Ouro Preto, data, pelo menos, do Século XVIII. Nosso historiador e colocionador Irari Rosário tem, por exemplo, uma carta do Rio de Janeiro à então Villa Rica, que lá chegou em 18 de julho do 1779 (obviamente sem qualquer marca postal). Seguramente, a troca de correspondência com nossa Villa Rica pelo Correio Particular foi muito ativa, mesmo antes do alvará de 20 de janeiro de 1798, o qual estabelecia o Correio Administrado pelo Estado. Foi, contudo, só a partir deste mesmo ano que os carimbos começaram a ser usados nas correspondências brasileiras. Entremos, então, na Carimbologia deste marco da História Postal Brasileira.
PRIMEIRO CARIMBO (Fig.1)Obviamente rezava Villa Rica. Infelizmerne só uma peça é conhecida com o mesmo. Tudo leva a crer que foi usado de 1798 ou 1799, até aproximadamente 1820.


PRIMEIRO CARIMBO (Fig.1). Obviamente rezava Villa Rica. Infelizmerne só uma peça é conhecida com o mesmo. Tudo leva a crer que foi usado de 1798 ou 1799, até aproximadamente 1820.


FIG 1. CARIMBO PRECURSSOR.

SEGUNDO CARIMBO (Fig.2)Já bem mais comum, e, dele são conhecidas peças desde 1826 até 1835. Foi, segurarnente, fabricado só após 20 de março de 1823, data em que o nome da cidade foi ratificado por Carta Imperial, a qual legitimava a denominação de Cidade Imperial.


FIG 2. CARIMBO PRECURSSOR.

TERCEIRO CARIMBO (Fig.3)Este carimbo, em pouco difere do anterior. A letra inicial transforma-se de um "J" estilizado, em um verdadeiro "I", de Imperial. 0 ponto existente entre Ouro e o Preto desaparece. É conhecido de agosto de 1835 até agosto de 1842. Deste também conhecem-se muitas peças; obviamente, todas ainda antes do aparecimento dos selos Olhos-de-Boi. São, portanto, cartas sem selos, chamadas por alguns de Pré-Filatélicos e por outros de Precursoras.

FIG 3. Carimbo utilizado como precurssor e posteriormente ao lançamento dos primeiros selos adesivos.

QUARTO CARIMBO (Fig.4)Este carimbo foi usado em concomitância com o terceiro. Dele são conhecidas quatro peças. De 9 de julho de 1836, de 25 de dezembro de 1836, uma de 1837 e de 20 de maio de 1839. É portanto uma das raridades de Ouro Preto.


FIG 4. Carimbo linear com cercadura.



FIG 5. Carimbo circular datador primitivo.



FIG 6. Carimbo circular datador tipo francês.



FIG 7 . Carimbo circular sem ornamento.

OITAVO CARIMBO A partir de 1886, aparece outro carimbo circular rezando OURO PRETO (MINAS), já bem mais comum.
OS CARIMBOS MUDOS (Fig.8)Como dissemos linhas acima, os mudos eram usados para obliterar os selos quando os carimbos do tipo francês não o faziam. Embora os Agentes dos Correios de Ouro Preto não tivessem tido a mesma criatividade dos de Diamantina, cerca de meia dúzia de mudos são perfeitarnente indentificáveis como sendo de Ouro Preto. 0 primeiro e mais importante mudo de Ouro Preto não deveria nem ser charnado de mudo. É a famosa "FORMIGA", que muitos denominam de MOSCA, da qual conhecem-se poucas peças datadas de 1867 e 1868. Depois da F0RMIGA. aparecem dois tipos de carimbos muito característicos classificado pelo Paulo Aires sob o número 611 e um outro muito semelhante com o número 643. Do prirneiro, só o vimos sobre a série dos Dom Pedro, Barba Preta. O segundo aparece sobre as três séries dos Dom Pedros, gravados e impressos pela American Bank Note.Da década de 1870 e princípios de 80, aparecem quatro ou cinco tipos de mudos de pontos irregulares inexpressivos sempre usados em conjunto com os do tipo francês. De 1855 conhecemos um estranho carimbo de 14 pontos alinhados quase paralelamente em duas fileiras de 7 pontos cada. Catalogado pelo Paulo Aires sob o número 289. E possível que o leitor tenha evidências de outros carimbos mudos.

FIG 8. Carimbos Mudos.

CARIMBO AMBULANTE (Fig.9)Ouro Preto foi também uma Estação da Estrada de Ferro Dom Pedro II (hoje E. de F. Central do Brasil). Portanto, teve seu Carimbo Ambulante. Por sinal, raríssirno. Nele lê-se "CORREIO AMBULANTE RAMAL OUROPRETANO" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário